Eleições 2022 PT mantém hegemonia e vence 5ª eleição consecutiva para governar a Bahia

PT mantém hegemonia e vence 5ª eleição consecutiva para governar a Bahia

Jerônimo Rodrigues será o terceiro candidato do partido a ocupar o Palácio de Ondina desde 2007

Jerônimo Rodrigues (à direita) mantém legado após reeleições de Wagner e Costa

Jerônimo Rodrigues (à direita) mantém legado após reeleições de Wagner e Costa

Montagem/R7/Reprodução/Facebook

A vitória de Jerônimo Rodrigues para governar a Bahia pelos próximos quatro anos confirma a hegemonia do PT (Partido dos Trabalhadores) no estado, o quarto maior colégio eleitoral do Brasil. A sigla não é derrotada nas urnas desde 2006, quando Jaques Wagner foi eleito em primeiro turno.

Reeleito em 2010 também em primeiro turno, com mais de 60% dos votos, Wagner passou o cargo ao colega de partido Rui Costa, que finalizou a disputa sem a necessidade de uma votação adicional em segundo turno.

Assim com seu antecessor, Rui Costa foi reeleito em primeiro turno, com mais de 75% dos votos válidos. Agora, ele passará o cargo e as chaves do Palácio de Ondina a Rodrigues, candidato preferido de XX% dos eleitores baianos neste domingo (30).

VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7

O legado do partido foi confirmado também nas demais escolhas feitas nas eleições deste ano, com os integrantes da coligação vencedora entre os candidatos mais votados do pleito. Para o Senado, o nome escolhido foi o do ex-governador Otto Alencar, do PSD (Partido Social Democrático), com 58,3% dos votos.

A sigla presente na coligação de Jerônimo Rodrigues também contou com Otto Alencar Filho como o preferido para o cargo de deputado federal, com mais de 200 mil votos. O PT, por sua vez, vai preencher cinco das 39 cadeiras destinadas à Bahia na Câmara dos Deputados.

Últimas